Happy Hour do Conhecimento aborda a tecnologia BiomaPhos na live de maio

O Happy Hour do Conhecimento, promovido pelo GTEC Feijão agora acontece em momentos esporádicos, e o último encontro aconteceu nessa segunda-feira (9), no canal do Youtube da ABCFeijão. Nesse episódio foi apresentada a tecnologia BiomaPhos. O BiomaPhos é a primeira tecnologia para a solubilização de fósforo do Brasil, ele é um inoculante líquido, recomendado para o tratamento de sementes ou aplicação via jato dirigido no sulco de semeadura.

Para entendermos melhor, convidamos a pesquisadora em microbiologia da Embrapa Milho e Sorgo, Christiane Abreu de Oliveira Paiva. Ela falou sobre a importância de soluções biológicas para o aumento da eficiência de uso de nutrientes. Além disso, destacou que a pesquisa teve início em 2002, com o primeiro artigo científico sendo publicado em 2009.

Em sua palestra, Christiane apontou como a tecnologia BiomaPhos, ao utilizar o inoculante líquido, ajuda na potencialização das sementes, aumentando assim a produtividade no campo. A empresa Bioma aplica hoje, cerca de 530 testes do produto em todo o Brasil, tanto em milho quanto em soja e com perspectiva deaplicação também em feijão, a fim de aprimorar a tecnologia.

Ao fim da palestra, os pesquisadores da Embrapa presentes no Happy Hour puderam responder algumas dúvidas dos participantes. Dentre elas, o presidente da ABCFeijão Hélio Dal Bello perguntou se as bactérias estão disponíveis para compra para produtores que possuem On-Farm.

“Ainda estamos na fase de projeto de lei, ainda não foi estabelecida nenhuma norma para a gente da Embrapa, orientando como nós vamos passar essas cepas para o produtor. Então, por enquanto, elas ainda não ficam disponíveis”, afirma a pesquisadora Christiane Paiva.

Mais notícias